Nossa Senhora da Assunção e São José


Vocação das Irmãs Carmelitas Externas

 

As Irmãs Carmelitas Descalças dedicadas ao serviço externo dos mosteiros são chamadas pelo Senhor a uma vocação especial. Nela aparece em forma muito clara o que dizia a Santa Madre acerca da oração e da contemplação: "Marta e Maria hão de andar juntas para hospedar o Senhor e tê-Lo sempre consigo". (Moradas VII 4,12)

Quem a ela é chamada vive uma formosa vocação com uma contemplação alimentada pela Palavra de Deus, a oração pessoal e litúrgica e testemunhada no serviço à Comunidade, para que possa ser para todas as pessoas que se aproximam do Mosteiro, um sinal da presença de Deus e da fraternidade teresiana.

Consagram-se totalmente ao Senhor, com a Profissão dos Votos Públicos Simples Perpétuos de Castidade, Pobreza e Obediência; e associam-se à Família do Carmelo Teresiano, de cujo espírito participam, mediante sua incorpora­ção ao Mosteiro, a cujo serviço se comprome­tem.

Formam com as Monjas uma só comunidade, participando dos mesmos bens espirituais, abraçando a mesma Regra e Constituições, com exceção da lei da clausura.

Procuram viver sua vida de oração e ação no Mosteiro, em fraterna comunhão com as Monjas, tendo como modelo a Santíssima Virgem Maria e animadas pelo zelo apostólico, segundo o exemplo e a doutrina dos santos carmelitas.

Participam do espírito contemplativo da Ordem, e sob essa orientação dão, no exterior da clausura, um testemunho do Carmelo, com uma vida exemplar de oração e de vivência do Evangelho: "Vive Deus em cuja presença estou." (l Reis 19,10).

É uma vocação, espelhada em Jesus, que nos diz: "Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate para muitos". (Mc 10,45).

Seguindo a Jesus nesse caminho, o dom de si constitui um imperativo fundamental na vocação para a vida carmelitana.

Unem-se intimamente a vida contemplativa teresiana com a atenção às necessidades externas do Mosteiro. Desse modo, seguem de perto a Jesus, praticando seu mandamento; e reali­zam uma missão eclesial, vivendo o carisma teresiano dedicadas especial­mente ao serviço externo do mosteiro, para favorecer a vida inteiramente contemplativa da comunidade teresiana.

As Irmãs Externas têm habita­ção própria, reservada, junto à portaria do Mosteiro.

Participam da Liturgia e da oração contemplativa; rezam com a Comunidade, tanto quanto possí­vel, as Laudes, Vésperas, Completas, e dedicam uma hora diária à oração contemplativa.

Quanto aos atos comunitários, participam, sempre que possível, das diversas reuniões comunitárias.
Para melhor conhecimento e experimentar em sua totalidade o carisma teresiano as Irmãs Externas fazem o seu período de formação alternado dentro e fora da clausura.

Nós, Irmãs Carmelitas neste mosteiro em Curitiba, estamos iniciando a comunidade das Irmãs Externas.

Se sentires o chamado de Deus a ser uma Irmã Carmelita Descalça Externa ou a vida inteiramente contemplativa entre em contato conosco.