Nossa Senhora da Assunção e São José


A Comunidade

A comunidade Teresiana

 Procuramos viver dentro de um horário estabelecido pelo capítulo, com as duas horas de oração mental, a Santa  Eucaristia diária, a liturgia das horas, a leitura espiritual, na medida do possível  temos diariamente exceto no  sábado e domingo 45 m. de formação permanente, o noviciado junto com a comunidade e depois o noviciado tem  formação diária ministrada pela mestra. Quanto aos trabalhos da comunidade fazemos rodízio cada ano. Os trabalhos manuais remunerado executado pelas Irmãs são distribuídos conforme as capacidades e inclinações pessoais de Cada Irmã. Temos dois momentos de recreação ao dia conforme  o desejo da santa Madre. Cada semana fazemos a reunião comunitária ( revisão de vida). Aos domingos uma hora de esporte...

A comunidade teresiana tem um estilo próprio de simplicidade e alegria, como numa pequena família. O relacionamento fraterno, unido a  uma profunda amizade entre as Irmãs, se desdobra numa harmoniosa  partilha nas alegrias e dificuldades do dia-a-dia.

A atraente beleza deste ideal comunitário nos fala de certa exigência, que lhe dá valor. É a comunidade que me possibilita viver a minha vocação.

O horário comum  a qual todas as Irmãs seguem com fidelidade, favorece a ordem e cria um clima  de harmonia onde cresce o espírito de família. Aqui vale o dito popular:

” Um por todos e todos por um”

Santa Teresa recomenda: “ que  todas devem ser amigas, todas se  hão de amar, todas se  hão querer, todas se  hão de ajudar.

A vida em comunidade

A vida religiosa em comunidade não é um simples agrupar-se com alguns objetivos comuns, é um verdadeiro dom de Deus. A consciência  dos membros de que foram chamados convocados para um determinado estilo de vida é o  que faz a diferença. O que une uma comunidade religiosa é a fé em Jesus.  Por isso a comunidade é  um espaço onde se  encontra Deus,  é lugar da manifestação de Deus, pois disse Jesus:” onde dois ou mais  estão reunidos em meu nome eu estarei no meio deles” e o salmista canta: “Como é bom como é suave os irmãos viverem juntos bem unidos.”