Nossa Senhora da Assunção e São José


Discernimento

Acompanhamento vocacional


  

Querido visitante

Que bom que você chegou aqui! Este é um assunto que pode interessar a você também. Se não se encontra nesta situação, talvez você poderá passar a informação a  outros que   precisem e ainda, você está convidado a fazer uma prece, uma oração, por aqueles que estão discernindo a própria vocação.

Acompanhamento vocacional para a Vida Religiosa. O que é? Como de faz? Quem acompanha? Quanto tempo deve durar?

Estas e outras perguntas surgem com frequência no coração dos jovens que se sentem atraídos para o serviço de Deus e que,  como o jovem Samuel da Sagrada Escritura, ainda não conseguem entender se é Deus quem fala, o que fala, como fala, porque fala. Em meio a tantas dúvidas, os jovens, entretanto desejam  aprender  como responder a Deus que os interpelam.

Acompanhamento vocacional para a Vida Religiosa. O que é?

É um processo de ajuda e interação com o(a) vocacionado(a) que vai desde os  primeiros questionamentos e  inquietações do jovem até, para os que são chamados, à consagração definitiva, em nosso no Carmelo, até aos Votos Solenes.

Detenhamo-nos nesta primeira etapa, que é talvez a mais misteriosa, porque é o início do conhecimento de uma possível  escolha por parte de Deus. 

A quem o vocacionado deve recorrer no início?

A primeira pessoa indicada que a gente pensa é em um sacerdote pois ele tem a missão de orientar espiritualmente os irmãos, ou  como também um (uma) religioso (a) .  Alcança-se mais rápido o objetivo, quando o acompanhante é alguém que já vive o estilo de vida o qual  o (a) jovem se sente atraído(a) ou está questionando se. Ou alguma pessoa integrada na Igreja.

Como se faz o acompanhamento ?  Por um diálogo sincero entre o (a) vocacionado (a)  e acompanhante. O acompanhamento é essencialmente conhecimento. O (A) vocacionado (a) precisa  ter um conhecimento sobre o estilo de vida o qual se sente atraído (a), ainda que não em profundidade e o acompanhante precisa conhecer o (a) ocacionado (a) para que com a ajuda de Deus possam juntos discernirem o possível chamado de Deus.

Em nosso caso que somos de vida contemplativa esta ajuda  que se dá a jovem para  discernir a vontade de Deus em sua vida, os contatos podem ser feitos por: e-mails, cartas, telefones e sobretudo por visitas ao mosteiro.

Oração para ajudar no discernimento da vocação pessoal

Oração a São José

Glorioso São José, que tão dócil fostes a voz do Espírito Santo, alcançai-me benignamente a graça de conhecer a que estado Deus em sua infinita sabedoria e bondade me destinou. Não permitais, São José, que me engane nesta importante escolha, da qual dependerá toda a minha felicidade neste mundo, e também talvez a minha eterna salvação.Fazei, pois, ó glorioso São José, protetor das almas, que esclarecida ( o ) a respeito da vontade divina, e fiel em segui-la, encontre o caminho que o Senhor me tem destinado, com infinito amor, a bem-aventurança eterna. Amém.

Pai Nosso – Ave-Maria – Glória........