Nossa Senhora da Assunção e São José


77- CORAGEM PARA PERSEVERAR!

Livro da Vida 14, 8

 

Eu queria muito que o Senhor me favorecesse para que eu dissesse os efeitos causados na alma por essas coisas, que já começam a ser sobrenaturais, para que através disso se pudesse entender quando se trata do espírito de Deus. Digo “entender” no sentido da compreensão possível na terra, pois é sempre bom ter temor e cautela; porque, mesmo que as graças venham de Deus, o demônio poderá transfigurar-se algumas vezes em anjo de luz, e a alma, se não for muito experiente — e experiente a ponto de ter chegado ao auge da oração —, não o perceberá.
O pouco tempo de que disponho não me favorece, sendo preciso que Sua Majestade trabalhe por mim; pois tenho de estar com a comunidade e cuidar de muita coisa, por estar em casa recém-fundada, como depois se verá. Por isso, escrevo com muitas interrupções, pouco a pouco, e não como gostaria. Contudo, quando o Senhor dá ânimo, tudo é feito melhor e com mais facilidade, como quem tem um modelo diante de si e o copia; quando falta o ânimo, não se acham mais as palavras certas, mesmo que o exercício da oração venha de muitos anos, como se, por assim dizer, se falasse grego. Por isso, parece-me grande vantagem, quando escrevo, o estar concentrada, porque vejo com clareza que não sou eu quem o diz, nem forma os conceitos com a mente, nem sei depois como consegui dizer. Isso me acontece muitas vezes.

 

"Ensina-nos o amor, Teresa, Santa Teresa, devolve-nos alegria, descobre-nos a pobreza". Nas sendas de Teresa escolhamos nosso melhor pincel, para com as dicas de nosso irmão e amigo Frei Ivo, avançarmos na verdade para bem viver!

 

Numa  parte do texto, acima colocado, Teresa de Jesus nos diz: “Contudo, quando o Senhor dá ânimo, tudo é feito melhor e com mais facilidade”.
        Por este mundo a fora, como encontramos pessoas desanimadas, cansadas, desmotivadas. 
        Como encontramos pessoas que parecem terem perdido o pique pela vida e caem numa monotonia e rotina de vida, que tiram até mesmo a vontade de continuar vivendo.

 


        Como encontramos pessoas negativas, pessimistas e derrotadas, para quem nada mais parece ter sentido para viver.
        Como encontramos pessoas que perderam o encanto pela vida e acabam se tornando tristes profetas da desgraça, onde nada mais tem solução ou um futuro melhor.
        Como encontramos pessoas que deixaram de sonhar um mundo novo e melhor, fazendo com que a vida se torne um simples e triste “arrastar-se” neste “vale de lágrimas”.
        E Teresa de Jesus nos diz: “Quando o Senhor dá ânimo, tudo é feito melhor e com mais facilidade”.

 


        Não podemos fechar os olhos para a nossa realidade. Muitas vezes, uma realidade triste, cruel, violenta e marginalizadora.
        O mundo que nós temos é esse mundo que ali está e com o qual precisamos manter contato e viver dentro dele.
        Esse é o mundo…
        Cheio de desafios e com muitos, muitos problemas…
        E nós estamos fazendo parte desse mundo…
        E não adianta esconder-nos desse mundo como os caramujos. Quando você bate na cabeça de um caramujo, ele começa a se encolher e entra dentro do seu pequeno casco. Quando ele fica totalmente dentro do casco, você não tem mais como agredi-lo. Ele está lá dentro, seguro e protegido.


        Porém, aquele caramujo que se esconde na sua couraça, não pode mais ser agredido, mas também não consegue mais caminhar, andar. Fica lá, protegido, mas sem poder avançar.
        Nós não podemos ser como os caramujos.
        Precisamos ter a coragem de perseverar, de andar, de caminhar, sempre acreditando, sempre sonhando, sempre tendo certeza de que se formos melhores e conseguirmos contagiar os outros com nosso entusiasmo, com nossa perseveranca, com nossa persistência, no meio de tantos problemas, nos tornaremos uma solução.
        Quando os problemas parecem se tornar tão grandes…
        Quando as dificuldades parecem se tornar tão imensamente fortes…
        Quando surge o questionamento de se ainda vale a pena lutar…
        Quando tudo isso acontecer…
        É preciso erguer a cabeça, encher os pulmões de um novo ar e ir avante…
        E para que possamos ter esta attitude, é claro que precisamos ter consciência de que Alguém está no comando de tudo. E quando deixamos que o Senhor esteja no comando, então continuaremos a perseverar, fazendo tudo da melhor maneira possível e com uma facilidade imensamente maior.


        “Há momentos na vida em que estamos destruídos, sem ânimo, sem autoestima, sem vontade de viver. Parece que tudo está desmoronando sobre nós. Achamos que todos nos abandonaram, não sabendo que há um Deus que está disposto e nos abraçar, basta apenas que nos aproximemos d’Ele”. (Janilton Silva)
        Lembre-se sempre do conselho de nossa Santa: “Quando o Senhor dá ânimo, tudo é feito melhor e com mais facilidade”.
Pegue o pincel e retrate na tela de sua vida esta frase que nunca o deixará desanimar e que jhe dará a certeza de que nunca está sozinho: 
“Coragem! Sou eu! Não tenham medo”! Mt 14, 22- 33

Frei Ivo Bortoluz OCD 


                                                                    Vamos rezar com as Irmãs...
 

                                                                         

Teresa, mãe amada dignai-vos assistir nossos dias,
interecedendo junto a Deus por nós...      

“precisamos ter consciência de que Alguém está no comando de tudo. E quando deixamos que o Senhor esteja no comando, então continuaremos a perseverar, fazendo tudo da melhor maneira possível e com uma facilidade imensamente maior”. 
"quando o Senhor dá ânimo, tudo é feito melhor e com mais facilidade, como quem tem um modelo diante de si e o copia;" Agradecemos Senhor, como é belo ter diante dos olhos as verdades de nossa fé que iluminam nosso caminhar e interrogam com amor nosso jeito de caminhar. Dá-nos Senhor abertura de coração para nesta quaresma viver as verdades que nos apontas nas sendas de nossa Sta Madre Teresa de Jesus. Amém.