46 - REZAR É SABER ESTAR LÁ!
Livro da Vida 11, 11 |
|
|
|
Lendo o texto de Santa Teresa, acima colocado, veio-me a lembrança o que falava o saudoso escritor, médico e psicólogo, Pe João Mohana, quando falando sobre as crises que se pode enfrentar na oração, ele dizia: “Na vida, quando você não tem mais vontade de rezar, só existe uma saída: começar a rezar.”
Também aqui, vale recordar o saudoso arcebispo Dom Helder Câmara que dizia: “É graça divina começar bem. Graça maior, persistir na caminhada certa. Mas, graça das graças, é não desistir nunca.”
É interessante de termos presente que nos evangelhos Jesus não diz: “Aquele que nunca desanimar, vai ser salvo... aquele que nunca pecar, vai ser salvo... aquele que nunca ficar triste, vai ser salvo...” Mas, Jesus é categórico ao afirmar: “Aquele que perseverar até o fim, este vai ser salvo!” (Mt 24,13)
Nem sempre é fácil esta caminhada. Pelo contrário, muitas vezes esta caminhada se torna dura, difícil, embaraçosa e por vezes, bate na gente, a terrível tentação de desanimar.
“Saber estar lá” é a gente saber que aquele tempo que dedicamos para a oração, é um tempo sagrado e que o importante na nossa oração é de sabermos “estar lá,”por causa d’Ele. Por causa d’Aquele que nos ama. Por causa do amor que temos para com o Amado.
Quando conseguimos viver esta arte de “saber estar lá”, então deixamos de medir a eficácia de nossa oração pelos “frutos” que dela conseguimos obter.
Descobrir esta arte de “saber estar lá” é o segredo para viver aquilo que Teresa de Jesus tanto nos pede: “Ter uma determinada determinação!”
O Papa Francisco nos diz que “os evangelhos não nos falam se Maria, ao pé da cruz, estava ou não estava chorando. Os evangelho nos falam que Maria estava lá.” Quem sabe até, diria eu, não entendendo muito tudo o que estava acontecendo. Sofrendo terrívelmente. Numa solidão que a feria profundamente. Mas, Ela estava lá!
Olhando para Maria, pegue o pincel de sua vida, e coloque numa tela esta imagem maravilhosa, que apresenta esta linda cena:você está lá, bem junto de Deus, não importando como você está e sim, importando que você está lá!
|
Ivo Bortoluz OCD
![]() Ó Santa Teresa caminhai conosco “Na caminhada que fazemos em busca de uma vida de oração, |