Nossa Senhora da Assunção e São José


41- A GRAÇA DE PERSEVERAR!

Livro da Vida 11, 4 - 5

 

4. Ele é rico em misericórdia para com aqueles a quem dá graça e ânimo para que se decidam a procurar esse bem ( o amor de Deus) com todas as forças; porque Deus não se nega a quem persevera, habilitando pouco a pouco o seu ânimo a alcançar a vitória. Digo ânimo porque são muitas as coisas que o demônio põe diante de quem começa, para impedi-lo de começar de fato esse caminho. Porque este último sabe do prejuízo que tem ao perder não somente essa alma, mas muitas. Se o iniciante se esforça, com o favor de Deus, para chegar ao auge da perfeição, creio que nunca vai sozinho ao céu, levando sempre muita gente consigo; como a bom capitão, dá-lhe Deus quem vá em sua companhia. São tantos os perigos e as dificuldades que o demônio põe que não é pouco o ânimo necessário para não voltar atrás, além do constante favor de Deus.
5. No princípio está a maior dificuldade dos que estão determinados a buscar esse bem e a realizar esse empreendimento (quanto ao que comecei a falar sobre a teologia mística — acho que é esse o seu nome —, retomarei adiante); porque, no início, são eles que trabalham, embora o Senhor lhes dê o capital. Nos outros graus de oração, só há prazer, embora no começo, no meio e no fim todos carreguem suas cruzes, ainda que diferentes; pelo mesmo caminho que Cristo percorreu devem passar os que O seguem, se não quiserem se perder. Benditos sofrimentos que, ainda nesta vida, são pagos tão excessivamente!

 

"Porque Deus não se nega a quem persevera, habilitando pouco a pouco
o seu ânimo a alcançar a vitória". Muito podemos com o nosso pincel sob as orientações e indicações do Frei Ivo.
Com perseverança, nosso pincel corre veloz 

 

      

Vamos iniciar nossa conversa de hoje com esta belíssima frase de nossa Santa, colocada no texto acima apresentado. Diz Teresa: “Porque Deus não se nega a quem persevera, habilitando pouco a pouco o seu ânimo a alcançar a vitória. Digo ânimo porque são muitas as coisas que o demônio põe diante de quem começa, para impedi-lo de fato de começar esse caminho.”

 


 

 

        É maravilhoso escutar este ensinamento e conselho de Teresa de Jesus: Saber perseverar. Ter a graça de perseverar. Nunca desanimar. Nunca ficar sentado a beira do caminho. Nunca se entregar. Nunca parar na caminhada.
        

 


 

 

O nosso querido e saudoso arcebispo de Olinda-Recife, Dom Helder Câmara,  nos dizia: “É graça divina começar bem. Graça maior,  é persistir na caminhada. Mas, a graça das graças, é não desistir nunca.” Fantástico escutar isso deste grande homem, “Homem da Perseverança! Profeta da Esperança ”!
        

 

 

 

 

 

Saber perseverar, claro que requer força de vontade da gente. 
Porém, eu diria que saber perseverar é coisa de alguém que sabe ser esperto com o “inimigo,”  que Teresa de Jesus, no escrito acima apresentado, chama de “demônio.” 

 

 


 

 

 

Perdoem-me de falar desse jeito. Mas, eu acho que com o inimigo, com o “demônio,” a gente nunca tem que brigar. Porque se nós nos metermos em briga com ele, é quase certo que iremos perder a luta, a batalha. Com este inimigo, temos que ser espertos.

 

 


 

 

Ser espertos significa combatê-lo com as armas que ele usa para nos derrubar e para nos fazer desanimar.
Se você se propõe a realizar algo de bom e, de repente, você percebe que está falhando, que está caindo, que não está tendo as forças necessárias para ir adiante naquilo que você se propôs, qual a “tentação” que o “poder do mal coloca em você?”

 


 

 

É claro que ele vai vir ao seu encontro e vai começar a dizer: “Prá que tanto esforço... Vive como todo mundo vive... Você sabe que você é fraco, pequeno, pecador... Você nunca vai conseguir alcançar este sonho que você está sonhando... Deus não vai te cobrar mais do que você pode realizar e fazer... Deixa de te angustiar e vive do jeito que dá...”
Esse é o jeito “esperto” e “malandro” do demônio fazer você parar de caminhar em busca daquilo que você estava proposto a alcançar.

 

 


 

 

 

Não caia nesta tentação! Seja esperto! Como?
Olhe para o “inimigo” e diga para ele com toda a humildade e serenidade: “Deus me conhece... Deus sabe quem eu sou... Deus sabe das minhas misérias e da minha pequenez... E Ele me ama do jeito que eu sou... Eu vou continuar a minha caminhada, pois sei que, mesmo sendo infiel, Deus nunca vai deixar de me amar e de me amparar, pois Ele sempre é fiel.”

 

 

 

 

 


Esse é o jeito maravilhoso de perseverar! Esse é o jeito com que se deve caminhar em busca daquilo a que a gente se propõe realizar! Este é o modo com que devo  perseverar!
Olhe bem o que nos diz este grande homem, Thomas Edison: “Muitos fracassos desta vida, estão concentrados nas pessoas que desistiram, por não saberem que estavam muito perto da linha da chegada.”                         
Seja sempre mais “esperto” do que o “poder” do mal e você irá sempre perseverar. Mesmo quando você cair, você vai sentir que está perseverando, pois a queda vai fazer com que você cresça em humildade, sabendo que a sua perseverança é fruto da sua luta, do seu esforço,  mas acima de tudo, é fruto da graça de um Deus que ama você.

 

 


 

 

Vamos lá... Seja esperto... Pegue no “pincel” e retrate no “quadro de sua vida” esta cena maravilhosa onde você aparece espantando o “poder do mal” com  um lindo e maravilhoso sorriso, de alguém que o faz fugir,  sendo mais esperto do que ele!

 

 

 

Frei Ivo Bortoluz OCD

 


                                                                    Vamos rezar com as Irmãs...
 

                                                                         

Ó Santa Teresa caminhai conosco 
para daí seguirmos contigo...

Senhor Deus esclarecidos e animados pela vida e testemunho de Santa Teresa e dos Santos
que viveram o dinamismo e a confiança que estão encerrados no dom da perseverança; confiamos na vossa graça a guiar o pincel de nossa história de cada dia,
pintada sob o teu olhar misericordioso que faz-nos “espertos” e hábeis contra o poder do mal. Senhor Deus assisti-nos vos pedimos, para que “com um lindo e maravilhoso sorriso”,
seja a perseverança fruto da  luta, do  esforço,  mas acima de tudo,
 fruto da Vossa graça. Amém