Nossa Senhora da Assunção e São José


33- GRATIDÃO DIANTE DA MISERICÓRDIA

Livro da Vida 10,5

 

5. É evidente que amamos mais a uma pessoa quando nos lembramos muito das boas obras que faz por nós. Pois, se é ilícito e tão meritório nos lembrarmos sempre de que Deus nos deu a vida, nos criou do nada, nos sustenta, e de todos os outros benefícios que a Sua morte e os Seus sofrimentos nos deram, bem como do fato de que muito antes de nos criar Ele já os sofrera por cada um de nós, por que não seria lícito que eu reconheça, veja e considere muitas vezes que costumava falar em vaidades e que agora, pelo favor de Deus, só tenho vontade de falar Dele? Eis aqui uma jóia que, se reconhecermos que nos foi dada e que a possuímos,
nos força a amar, porque o amor é todo o bem da oração fundada na humildade.

Pois o que deve ocorrer quando tivermos em nosso poder jóias mais preciosas — que alguns servos de Deus já receberam — como as do menosprezo do mundo e de nós mesmos?
É claro que nos consideraremos mais devedores e mais obrigados a servir e a compreender
que não tínhamos nada disso e a reconhecer a ge¬¬nerosidade do Senhor. Porque, para alma tão pobre, ruim e pouco merecedo¬ra como a minha, bastava a primeira jóia destas, que ainda seria muito, mas ain-da assim o Senhor quis cumular-me de mais riquezas do que eu poderia desejar.

 


Com o coração agradecido, pintemos com o nosso pincel nossa história colorida pelo amor de Deus, orientados pelas lições do Frei Ivo...

 

Na vida, quando descobrimos, sentimos e percebemos o amor e a bondade com que uma pessoa nos tratou e continua nos tratando, dentro de nós se instala uma profunda e imensa gratidão.

 


        Gratidão por sentirmos o quanto aquela pessoa nos ama!
        Gratidão por percebermos o quanto de vida aquela pessoa nos transmite!
        Gratidão por constatarmos a imensa ternura que aquela pessoa nos dedica!
        Gratidão por sentirmos o quanto devemos a tanta bondade e misericórdia que aquela pessoa tem para conosco!
        Gratidão por tomarmos consciência de que aquela pessoa nunca deixou de nos amar, mesmo que por vezes nada fizéssemos para merecer tanto amor! 
Gratidão por tomarmos consciência de que aquela pessoa sempre nos amou, não porque nós fossemos merecedores do seu amor, mas gratidão por ver que aquela pessoa sempre nos amou com infinita misericórdia!

 

 


        Me parece que é mais ou menos isso que Teresa quer nos transmitir quando nos diz: “É evidente que amamos mais a uma pessoa quando nos lembramos muito das boas obras que faz por nós.” E a partir desta afirmação, Teresa vai nos mostrando como ela se sente agradecida a Deus por tudo o que Ele realizou para que ela pudesse mudar de atitudes no seu viver, a tal ponto que chega a afirmar que devia agradecer a Deus pois ela que  “costumava falar em vaidades e agora, pelo favor de Deus, só tem vontade de falar d’Ele.”
        Na verdade, quanto mais simples é uma pessoa, tanto mais gratidão ela carrega em todo o seu viver.

 A simplicidade faz com que a pessoa sinta gratidão por ver que Deus a ama com infinita misericórdia, mesmo no meio de suas quedas, infidelidades e pecados.
A simplicidade faz com que a pessoa reconheça a sua pequenez e fique maravilhada e agradecida por tudo. 

 

 

A simplicidade faz com que a pessoa, sinta a alegria de ser amada e percebe esse amor em tantas e pequeninas coisas do dia-a-dia que lhe acontece.

 

 

A simplicidade faz com que a pessoa sempre sinta a gratidão por tudo, pois em tudo descobre que Deus a ama com infinita misericórdia.

 


        Nossa querida Mãe Maria, na sua simplicidade, louva, agradece e glorifica a Deus por tudo o que Ele realizou em sua vida. 
Na sua simplicidade, Maria reconhece a sua pequenez, mas também vive a gratidão, porque o Senhor olhou para a humildade de sua serva e nela fez maravilhas.
Na sua simplicidade, Maria proclama a verdade e denuncia a desonestidade quando canta que o Senhor vai derrubar do trono os poderosos e elevará os humildes.

 

“A gratidão é a mais nobre virtude que pode passar pelo coração humano.”
E quem sabe ser agradecido a Deus, o faz reconhecendo que Deus sempre nos olha com infinita misericórdia.

                                            

Tome em suas mãos o pincel da gratidão e com ele retrate na sua vida a linda pintura de um coração simples e agradecido, por sentir em todo o seu viver a infinita misericórdia que Deus para com você.
 

Frei Ivo Bortoluz OCD

 


                                                                    Vamos rezar com as Irmãs...
 

                                                                         

Ó Santa Teresa caminhai conosco 
para daí seguirmos contigo...

“O amor é todo o bem da oração fundada na humildade.”
“Quem sabe ser agradecido a Deus, o faz reconhecendo que Deus sempre nos olha com infinita misericórdia.” Dá-nos Senhor o desejo de um coração simples, que nos faz livres de nós mesmos para olhar e compreender que Vosso amor vale mais do que a vida. Verdadeiramente reconhecer o Vosso amor e misericórdia no nosso dia a dia, na nossa história serão uma fonte de paz jorrando sobre tudo e sobre todos. Assistidos pela intercessão de Santa Teresa, nossos olhos sejam iluminados pela gratidão que fazes nascer hoje e sempre em nossos corações. 

                                         Santa Teresa de Jesus: Rogai por nós.


Amém.