Nossa Senhora da Assunção e São José


12 - NASCE UMA ENCANTADORA MULHER!

Livro da Vida 6,3

Teresa de Jesus ,
ensina-nos a senda
pela qual tu caminhaste,
com alma enamorada,
buscando em ti o Senhor...

3. Muito me beneficiaram as dádivas recebidas do Senhor na oração; esta me levava a compreender o que era amá-lo. Naquele pouco tempo, vi surgirem em mim novas virtudes, embora não de todo fortes, visto não me terem sus­tentado no caminho da justiça: não tratar mal a ninguém, por menos que fosse. Em geral, eu evitava todos os murmúrios, pois tinha bem presente não querer dizer de outra pessoa o que não queria dissessem de mim. Eu le­vava isso ao extremo nas diversas ocasiões; a perfeição não era tanta, pois havia ocasiões, e não eram raras, em que eu fracassava; e em geral era assim. Isso convenceu a tal ponto as pessoas que me cercavam e que se relacionavam comigo que elas passaram a praticá-lo. Todas vieram a entender que, onde eu estava, não ti­nham o que temer quando se fossem; nesse aspecto, seguiam aquelas com quem eu tinha amizade e parentesco, e a quem ensinava; embora, em outras coi­sas, eu tenha boas contas a prestar a Deus pelo mau exemplo que lhes dava.Que Sua Majestade me perdoe, pois causei muitos males, embora a mi­nha intenção não fosse tão má quanto depois o foram os atos.

 


No dia do aniversário de Teresa tomemos nosso pincel sob seu olhar e a guia de nosso amigo e irmão Frei Ivo...

 

NASCE UMA ENCANTADORA MULHER!

No dia 28 de março de 1515, nascia em Ávila, uma criança que viria a ser depois a nossa grande Mestra e Fundadora Teresa de Jesus.

Diz o povo que “ninguém nasce por acaso. Todos nascemos com uma vocação.”

Teresa de Jesus nasce com uma vocação. Ela sente que é chamada para algo a mais. Ela não pára de buscar, de procurar. Ela não deixa de colocar-se a caminho. Por vezes, até mesmo por caminhos aventureiros que, depois descobre, não serem os melhores. Teresa busca incansavelmente o amor. Teresa é uma mulher inquieta e caminhante, a tal ponto que é chamada por aqueles que não simpatizam muito com ela, de “mulher inquieta e andarilha.”


                         

Entre tantas palavras que se encaixam perfeitamente para definir Teresa, creio que aquela que engloba tudo o que ela é e significa para o Carmelo e para a Igreja, é “Teresa uma encantadora mulher.”

Não existe pessoa que se aproxime desta mulher e que não se sinta atraído, fascinado, apaixonado e encantado com ela.

Teresa tem um jeito humano de ser e de agir, que transpira e transborda o divino de Deus. Ela sabe usar de todos os dons que Deus lhe deu, para atrair, cativar, encantar e conduzir para Deus.

Teresa é uma mulher que nos encanta porque o que ela escreveu, falou e viveu a 500 anos passados, continua tendo uma atualidade e um significado impressionantes.

Não sei se Teresa foi uma mulher que nasceu antes do tempo”. O que sei é que sinto Teresa de Jesus, como uma encantadora mulher para todos os tempos.

Não sei se Teresa foi uma mulher muito arrojada para o seu tempo. O que sei é que Teresa hoje, seria uma mulher encantadora, que saberia revolucionar tudo com a ternura de quem é capaz de convencer, sem agredir e sem machucar a ninguém. Não sei se Teresa foi uma mulher que teve uma coragem, não muito normal, de enfrentar certas autoridades da hierarquia.

O que sei é que Teresa seria uma mulher que atenderia o pedido do Papa Francisco, quando diz aos que participam do Sínodo extraordinário da Família: “Fale tudo o que vocês pensam. Não tenham medo de falar o que vocês pensam, só porque estão diante do Papa.”

Não sei se Teresa teve momentos de braveza no relacionamento com os outros. Com certeza sim.

Mas, o que sei é que Teresa sempre soube cultivar a alegria, o bom humor e encantava por não apresentar “a doença de rosto funeral, ou seja, de pessoas rudes e carrancudas, que consideram que para ser sérias é necessário pintar o rosto de melancolia, de severidade e de tratar os outros com rigidez, dureza e arrogância”, como nos diz o Papa Francisco.

 

Frei Ivo Bortoluz OCD

 


                                                                    Vamos rezar com as Irmãs...
 

                                                                         

Rezemos
com as Irmãs,
em especial na companhia da Ir.Patrícia
na passagem de sua Profissão Solene:
 



Vem Teresa nascer em nossos corações, vem nascer com Jesus, para que recebendo teu espírito, brilhe em nossas vidas, tua vida e teus ensinamentos. O teu: ”Para Vós nasci” ressoe em nós como a nossa profissão de fé no Cristo, para que unidos a todos os consagrados (as) renovemos nosso sim e nosso amor à Vontade de Deus sobre nós.

Acolhei com amor o presente que com a graça de Deus estamos a preparar-te. Nossa Ir.Patrícia é o presente que vós nos destes e que agora a ti ofertamos e suplicamos. É a ovelhinha que será consumida pelo amor de Jesus, exalando o suave perfume da mãe Teresa. É uma vida ao Cristo doada em hinos de louvor pela nossa Santa Madre Teresa de Jesus nos seus 500 anos de vida.