Nossa Senhora da Assunção e São José


11 - Pintando nossa vida com Teresa... COMO DEUS É BOM!

Livro da Vida 4,10-11

Teresa vem falar-nos...

10. Muitas vezes pensei, espantada, na grande bondade de Deus, ficando minha alma maravilhada ao ver sua grande magnificência e misericór­dia. Ben­dito seja Ele por tudo, pois sempre vi com grande clareza que, mes­mo nesta vida, Ele não deixa de recompensar nenhum bom desejo. Por piores e mais imperfeitas que fossem as minhas obras, o Senhor as melhorava, aperfei­çoava e tornava meritórias, apressando-se a esconder minhas faltas e pecados. E, mais do que isso, Sua Majestade cegava e tirava a memória dos que ti­nham visto essas minhas faltas e pecados. O Senhor doura as culpas, faz com que res­plandeça uma virtude que Ele mesmo põe em mim, quase me maltratando para que eu a tenha.

11. Quero voltar à ordem que me deram e dizer que, se fosse contar com detalhes o modo como o Senhor se relacionava comigo nesses princípios, seria necessário um talento maior que o meu para mostrar o valor do que lhe devo, e para revelar minha grande ingratidão e maldade, pois esqueci tudo isso. Que Ele seja para sempre bendito, pelo tanto que me tem suportado. Amém.

 


Sob a direção do Frei Ivo vamos tomar nossos pincéis e se aventurar na pintura de nossa vida...

 

Nosso querido Papa Francisco nos faz um pedido extremamente importante, quando nos diz: “Não tenham medo da bondade e da ternura.”

Esse pedido do Papa, necessariamente nos leva a uma pergunta: “Qual é a imagem que eu tenho de Deus dentro de mim? Qual é a imagem que na minha vida, eu carrego de Deus?”

São tantas as vezes em que, por um radicalismo extremista que tivemos na formação familiar e na formação catequética, carregamos dentro de nossas vidas uma imagem de Deus que não corresponde muito ao Deus revelado por Jesus Cristo no Evangelho.

Na verdade, podemos dizer que a “foto” mais bonita de Deus que Jesus nos deixou, está retratada na parábola do Filho Pródigo, que de verdade deveria se chamar de “Parábola do Pai Misericordioso”, pois o mais importante de tudo nesta Parábola, não são os pecados daquele jovem, mas sim, a bondade, a ternura e a misericórdia do Pai.

No texto de Teresa, acima apresentado, encontramos de uma forma muito bonita e elegante, a maneira como Teresa olhava para Deus. Ela via Deus como amor, como misericórdia, como bondade. Isso era tão real em sua vida que Teresa, com outras palavras, chega a afirmar que Deus é tão bom que Ele encobre nossas faltas e pecados, fazendo com que os outros não vejam estas minhas falhas, para que eu possa continuar a caminhada.

Na verdade, Deus é um Pai extremamente bom, e que sempre nos abre novas oportunidades para que a gente recomece a caminhada. Muito maior do que nossos pecados, é o amor misericordioso de Deus. Quando pecamos, quando erramos, no momento em que retornamos e retomamos a caminhada para Deus, Ele simplesmente nos acolhe, nos ama, nos abraça e nestas atitudes, Ele nos diz: “Que bom que você voltou, pois eu nunca deixei de te amar!” Muito maior do que nossas faltas, é a bondade e ternura de um Deus que me acolhe, me ama e me abraça.

É por esta razão que o Papa Francisco nos dá uma certeza quando nos diz: “Deus nunca cansa de nos perdoar”, e ao mesmo tempo nos faz um pedido: “Deixe Deus abraçar a você. Deixe Deus amar a você.”

Como encontramos pessoas sofridas no seu interior, porque não conseguem ver e sentir em suas vidas a bondade de Deus que as ama.

Como encontramos pessoas que carregam um complexo de culpa terrível, pois não conseguem acreditar que Deus, na sua bondade e misericórdia, já as perdoou.

Como encontramos pessoas que chegam a ficar doentes e perdem totalmente a paz, porque ficam sempre olhando para Deus como se Ele sempre estivesse vigiando-as para “castigá-las” por algo de errado que possam ter cometido em suas vidas.

“A bondade de Deus, disse o Papa Francisco, não tem confins, não discrimina a ninguém.”

Acredite em Deus! Tenha certeza de que Ele é bom para com você! Olhe para Ele, sempre com humildade e confiança e mesmo quando você se sentir no “fundo do poço” por causa do pecado, não deixe de olhar para esse Deus que continua amando a você, mesmo no meio das suas infidelidades e misérias.

Que tal, olhar para Teresa de Jesus, e com o “pincel” da confiança, pinte um “quadro” no qual você possa retratar a paz de Deus. Um Deus que é Bom e que sempre está esperando que você O deixe abraçá-lo com amor, com bondade e com misericórdia.

Frei Ivo Bortoluz OCD

 


                                                                    Vamos rezar com as Irmãs...
 

                                                                         

Ó Santa Teresa caminhai conosco para daí seguirmos contigo...

Amável e bom Senhor
faze-nos pintar tua imagem em nós...
eis a grande arte,
sob a luz e o auxílio
do Espírito Santo,
que apagará a própria imagem que fazemos
de nós mesmos, afastando-nos de Vós.

Sumo Bem e Bondade Imensa,
apagai com a Vossa claridade as falsas imagens que temos de Vós, para percebermos as Vossas Mãos a recriar nossa vida e caminho...

Amém.