Nossa Senhora da Assunção e São José


5 - Pintando nossa vida com Teresa ... REZE POR MIM

Livro da Vida 3,1-2

"* DECISÃO - *POSIÇÃO - *ATITUDE"

1. Comecei a gostar da boa e santa conversa dessa monja, agradando-me ouvi-la falar tão bem de Deus. Ela era muito discreta e virtuosa. Em nenhum momento, penso eu, perdi o prazer de ouvir essas coisas. Ela me contou que decidira ser monja apenas por ter lido as palavras do Evangelho: Muitos são os chamados e poucos os escolhidos.1 Ela me falava da recompensa dada pelo Senhor a quem deixa tudo por Ele. Essa boa companhia foi dissipando os hábitos que a má tinha criado, elevando o meu pensamento no desejo das coisas eternas e reduzindo um pouco a imensa aversão que sentia por ser monja. Eu tinha muita inveja quando via alguma monja chorar ao rezar ou praticar outras virtudes. Nesse período, meu coração era tão duro que a leitura de toda a Paixão não arrancaria de mim uma lágrima, o que me deixava muito pesarosa.

2. Fiquei nesse mosteiro um ano e meio, tendo melhorado muito. Comecei a fazer muitas orações vocais e a pedir a todos que me encomendassem a Deus, para que Ele me indicasse o caminho em que melhor o servisse. Eu queria, no entanto, que não fosse como monja, que Deus não me desse esse desejo, muito embora temesse o casamento. Ao final do tempo que ali passei, já aceitava mais a condição de monja, mas não naquele lugar, porque havia ali algumas práticas virtuosas que me pareciam exageradas. Algumas das colegas mais novas eram também dessa opinião. Teria sido muito bom se todas pensassem igual. Além disso, eu tinha uma grande amiga2 em outro mosteiro e decidira ser monja, se isso tivesse de acontecer, apenas onde ela estivesse. Eu me entregava mais ao que agrada­va à minha sensualidade3 e vaidade do que àquilo que era para o bem da minha alma. Tinha algumas vezes bons pensamentos de dedicar-me a Deus, mas estes logo passavam, e eu não me convencia a fazê-lo.

 


Com Frei Ivo pintemos sob a nossa vida

 

Acredito que nunca este pedido “Rezem por mim,” tenha se tornado tão familiar como nos dias atuais. É lindo ouvirmos o Papa Francisco fazer este pedido a todas as pessoas do mundo e, com certeza, Deus escuta a oração de tantas e tantas pessoas que amam o Papa Francisco, esta bênção de Deus, para nossa Igreja e para toda a humanidade. Teresa de Jesus nos mostra esta realidade quando ela diz que pedia a todas as pessoas que rezassem por ela, para que Deus lhe mostrasse qual o caminho que ela deveria seguir para melhor poder servi-Lo. Teresa ainda nos diz que, ela precisava muito de orações, para poder deixar de lado certas coisas que não eram muito boas e que a impediam de poder abraçar o caminho do Senhor. E é muito lindo ver Teresa expressando que, ela pedia orações para poder encontrar o caminho, mas que esse caminho não fosse o da clausura, pois ela não queria ser religiosa e que se fosse para ser, então que ela iria numa casa religiosa de uma grande amiga sua, pois lá, quem sabe,ela iria se sentir bem. Quantas vezes você já ouviu este pedido: “Reze por mim!”

Você diz que vai a missa... você fala que vai participar de uma novena... você diz que vai a uma romaria... e lá vem o pedido: “Reze por mim!”. Muitas vezes, este pedido vem de pessoas que nunca encontram tempo de participar; estão tão ocupadas consigo mesmas que não tem tempo de encontrar tempo para se encontrar com Deus! Outras vezes, são pessoas sofridas, machucadas, feridas que, sabendo que você vai participar de um momento especial de oração, abrem seu coração para você e lhe dizem: “Reze por mim!”

Seja quem for que lhe faz o pedido... Seja qual for a razão do pedido que lhe é feito, este é um momento importantíssimo. Momento no qual você deve assumir e acolher com muito amor o pedido que lhe é feito. Ao mesmo tempo, este é um momento privilegiado, pois você é convidado a assumir e viver a vocação de ser discípulo-missionário de Jesus Cristo, através da oração.Quantas pessoas já rezaram por você! Quantas pessoas, através da oração, foram intercessoras para que você pudesse perseverar e, quem sabe, em quanto momentos você não desanimou, porque teve alguém que rezou por você. Por que não rezar pelos outros? Por que não atender este pedido tão simples e, ao mesmo tempo, tão profundo que tantas pessoas fazem a você: “Reze por mim!”

Por que não ser uma pessoa missionária através da oração, fazendo com que muitas pessoas acabem se encontrando com aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida? E por que não ter a humildade de pedir ao outro para que reze por você? Quantas vezes, a oração do outro, é aquela alavanca que faz com que você ande, caminhe e persevere no dia-a-dia de sua vida. Quem sabe, algum dia na eternidade, iremos encontrar tantas pessoas que, no anonimato, foram as que intercederam e rezaram por nós e que fizeram com que não parássemos na caminhada, especialmente em momentos mais difíceis e desafiadores de nossa jornada.

Olhando para Teresa de Jesus, saiba ser um humilde “pincel” nas mãos de Deus e deixe que Ele, na sua infinita bondade faça um lindo quadro que tenha uma dupla dimensão, onde você veja alguém lhe dizendo: “Reze por mim” e onde, também você, esteja pedindo: “Reze por mim.”

 


                                                                    Vamos rezar com as Irmãs...
 

                                                                         
*