Nossa Senhora da Assunção e São José


NOTÍCIAS DA IGREJA

 

Papa João Paulo I será beatificado em setembro de 2022

No último dia 13 de outubro foi promulgado o decreto sobre uma cura milagrosa atribuída à intercessão do Papa Luciani. Agora é anunciada a data oficial da cerimônia, que se realizará em 4 de setembro do ano que vem, quando o Pontífice veneziano será elevado às honras dos altares

Salvatore Cernuzio – Vatican News

Ele permaneceu apenas um mês na Cátedra de São Pedro, mas está guardado para sempre no coração das pessoas. Aquele povo de Deus que, da Itália ao Brasil e Argentina, hoje se alegra em saber a data em que João Paulo I será elevado às honras dos altares: 4 de setembro de 2022. No primeiro domingo depois do verão, o Papa Francisco proclamará o pontífice veneziano nascido Albino Luciani, como beato João Paulo I.

A data foi oficialmente anunciada pela Congregação para as Causas dos Santos, cerca de dois meses após a promulgação do decreto, em 13 de outubro de 2021. Na ocasião, foi reconhecida a cura milagrosa atribuída à intercessão do futuro beato. O dicastério, dirigido pelo cardeal Marcello Semeraro, comunicou o dia da beatificação ao postulador da causa de canonização, cardeal Beniamino Stella e a dom Renato Marangoni, bispo de Belluno-Feltre, diocese onde, em 23 de novembro de 2003, foi aberto o processo de Luciani. A conclusão do inquérito ocorreu em 9 de novembro de 2017, com a proclamação das virtudes heroicas de João Paulo I.

“Agradecemos o presente dessa confirmação. É uma espécie de ‘acontecimento natalino’, a ser preparado, esperado e acolhido”, comenta Marangoni. Dom Renato lembra que a santidade de vida de Luciani “é um fruto amadurecido com a contribuição humana e divina”.

(Fonte:https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2021-12/papa-luciani-data-beatificacao-4-setembro-2022.html)