Agora Começamos
Por desejo da Santa Igreja, os Carmelos do mundo inteiro, segundo sua área geográfica fazem parte de uma federação.
No Brasil temos 4 Federações, sendo uma delas a Federação Santa Teresa de Jesus que é composta por 17 mosteiros. A Federação tem como finalidade a partilha e ajuda mútua entre os mosteiros como queria Nossa Santa Madre Teresa que dizia a suas filhas: “que todas devem ser amigas, todas se hão de amar, todas hão de se querer, todas hão de se ajudar”.
É neste clima de fraternidade que nasceu a Federação Santa Teresa de Jesus, num encontro com o Prepósito Geral da Ordem, Frei Camilo Maccise–ocd, em 1994. Deste encontro saíram praticamente federados, os Carmelos do Nordeste e de Minas Gerais. Os Carmelos do sul já tinham formado uma Federação, faltava apenas os de São Paulo e Rio de Janeiro.
Para que isto acontecesse, os primeiros passos foram dados pelos Carmelos de São João da Boa Vista, Jundiaí, Aparecida, Franca, Teresópolis e Tanguá. Em maio de 1996, foi feita a primeira Assembleia da nascente Federação Santa Teresa de Jesus, e foi constituída em 24 de janeiro de 1996. Com o passar do tempo, outros Carmelos aderiram a Associação, entre eles o nosso Carmelo de Curitiba.