Nossa Senhora da Assunção e São José


Beatos Luiz e Zélia Martin

Luiz Martin (1823-1894) nasceu em Bordeaux, em 22 de agosto de 1823. Homem de fé e oração, alimentou por algum tempo o desejo de ser sacerdote, mas se desiludiu com o estudo do latim. Mais tarde se instalou como relojoeiro em Alençon.

Zélia Guérin (1831-1877) nasceu em Gandelain a 23 de dezembro de 1831. Recebeu uma formação que fez dela uma hábil artesã do “ponto de Alençon”. Também sentiu o desejo da vida religiosa, mas sua precária saúde e o rechaço da superiora dissuadiram-na.

Um encontro providencial uniu a Luiz e Zélia, que celebraram seu matrimônio na paróquia de Nossa Senhora de Alençon, a 13 de julho de 1858.

Tiveram a alegria de trazer ao mundo nove filhos, dos quais Santa Teresa do Menino Jesus foi a última. Perderam a quatro de seus filhos, provas que não debilitaram sua fé profunda, sustentada pela sua cotidiana participação da Eucaristia e sua devoção filial à Virgem Maria.

Luiz e Zélia Martin são um sublime exemplo de amor conjugal, de família cristã laboriosa, atenta ao próximo, generosa para com os pobres e animada por um espírito missionário exemplar.

Após uma larga enfermidade, Zélia morreu em Alençon a 28 de agosto de 1877. Luiz se dirigiu a Lisieux para procurar às suas filhas um futuro melhor. O patriarca – que após haver entregue a Deus todas as suas filhas – conheceu a humilhação e a enfermidade, morreu em 29 de julho de 1894.

Foram beatificados a 19 de outubro de 2008, em Lisieux (França).