Nossa Senhora da Assunção e São José


Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein)

Virgem e Mártir de nossa Ordem

Edith Stein nasceu em Breslávia, no dia 12 de outubro de 1891, de uma família hebréia. Apaixonada pesquisadora da verdade, através de aprofundados estudos de filosofia, encontrou-a mediante a leitura da autobiografia de Santa Teresa de Jesus. Em 1922, recebeu o batismo na Igreja Católica e, em 1933, entrou para o Carmelo de Colônia.

Morreu mártir pela fé cristã aos nove de agosto de 1942, nos fornos crematórios de Auschwitz, durante a perseguição nazista, oferecendo seu holocausto pelo povo de Israel.

Mulher de inteligência e cultura singulares, deixou muitos escritos de alta doutrina e de profunda espiritualidade. Foi beatificada por João Paulo II em Colônia, no dia 1° de maio de 1987 e canonizada em Roma aos 11 de outubro de 1998.

“Não é a atividade humana que nos salva, mas somente a Paixão de Jesus Cristo”.

“A doação de si a Deus, por amor e de modo ilimitado, é a mais alta elevação do coração e a resposta divina a esta doação - a união plena e constante - é a mais alta elevação atingível pelo coração, o mais elevado grau da oração. As almas que atingiram tal grau são o verdadeiro coração da Igreja: nelas vive o mais alto amor sacerdotal de Jesus. Ocultas em Deus, com Cristo, elas somente podem irradiar, a outros corações, o amor divino do qual estão plenificadas, cooperando assim, na perfeição de todos na união com Deus, que foi e é o grande desejo de Jesus”.