Nossa Senhora da Assunção e São José


Sua Doutrina Espiritual

Teresa em suas obras nos retrata sua alma e nos descreve sua própria experiência.

Suas obras maiores:

VIDA - Consta de 40 capítulos. Tinha 47 anos quando a escreveu. Esta obra é uma autobiografia, escrita pela própria Santa Teresa, na qual ela faz uma releitura de seu caminho de conversão e de entrega às graças que Deus lhe concedia.
CAMINHO DE PERFEIÇÃO - Escreveu-o a pedido de Padre Báñez, entre os anos de 1564-1567. Consta
de 42 capítulos. É mais ascético que místico. Neste livro, ela ensina as monjas como se preparar para a oração através da prática das virtudes, dá conselhos sobre a oração e faz um belíssimo comentário sobre o Pai-Nosso.
AS MORADAS - Também se conhece como CASTELO INTERIOR. Escreveu-o a pedido do Padre Jerônimo Gracián. A mesma Santa definiu este livro como "uma jóia". Descreve o caminhar da alma em sete etapas diferentes até a mais íntima união com Deus.
FUNDAÇÕES - É um livro histórico, escrito em diversas etapas, conforme ia fundando os "Pombalzinhos da
Virgem". Entre os fatos históricos e vicissitudes...", traz também abundante doutrina espiritual e conselhos muito práticos.
EPISTOLÁRIO – Apresenta as cartas escritas por Santa Teresa, muitas delas foram perdidas. Nelas podem-se perceber com mais clareza a personalidade de nossa Santa Madre.

 

Suas obras menores:

a) Relações espirituais
b) Pensamentos sobre o amor a Deus
c) Exclamações da alma
d) Constituições para as monjas
e) Modo de visitar os Conventos
f) Poesias
g) Avisos e escritos vários

 

Teresa Doutora da Igreja

Na celebração Litúrgica de 27 de setembro de 1970 na Basílica Vaticana. Santa Teresa foi declarada "Doutora da Igreja Universal".

Na bela homília que o Papa Paulo VI pronunciou naquele memorável dia, depois de recordar os maravilhosos segredos da graça que viveu Santa Teresa foi capaz de contar-nos estes segredos até o ponto de ser considerada como um dos supremos mestres da vida espiritual. Não é em vão que a estátua da fundadora Teresa colocada nesta Basílica leva a inscrição que tão bem define a Santa: "Mãe dos Espirituais".