Série Espiritualidade com os Santos do Carmelo
Um encontro providencial com Santa Teresa
Santa Teresa havia fundado mosteiros de monjas e há muito tempo desejava a fundação de Freis Carmelitas Descalços. Este encontro providencial deu-se em Medina del Campo, com um jovem sacerdote que desejava uma vida de maior perfeição, e queria ir para a Cartuxa. São João da Cruz, persuadido por Santa Teresa desiste de seu desejo e torna-se um dos primeiros freis de nossa Ordem.
Torna-se com o tempo, o guia das almas fortes e corajosas, que esquecendo a si mesmas em companhia do silêncio e da solidão, querem aventurar-se na difícil escalada da montanha, onde só mora o Senhor.
Quem encontra a Deus percebe no coração um forte desejo de sair pelas noites afora procurando o Amado e deixando-se queimar pela chama viva do amor. Caminhar... Não importam as dificuldades, é preciso não parar. Toda luta, deserto, noite é passageiro. Depois virá a luz e o dia sem fim.
Suas obras e escritos são de uma grande atualidade, por isto é doutor da Igreja. Sua doutrina nos leva a vocação mais essencial de todo batizado: a união com Deus.